Caster

O que é Caster?

É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.

Positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para a frente

Negativo: quando a inclinação do eixo de giro é para traz

Zero: quando o eixo de giro esta na vertical

geo caster

Função

Proporcionar estabilidade direcional. O caster quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus.

Os efeitos de um Caster fora das especificações são os seguintes:

Quando insuficiente

  • Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
  • Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade

Quando excessivo

  • Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
  • Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
  • Pode causar vibrações laterais em alta velocidade

Diferente lado a lado

  • Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em freagens violentas
  • A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau

Contato

Av. Benjamin Constant, 2232 - Bairro Florestal – Lajeado - RS

+55 (51) 3748-9000

vendas@florestalpneus.com.br