Rodízio

O que é rodízio de pneus?

O rodízio não é só a simples troca de uma roda pela outra. Há várias coisas que precisamos ver antes de fazer o rodízio, principalmente, em relação ao desgaste dos pneus. Se as rodas estiverem desalinhadas, prejudicadas por má regulagem de cáster e câmber, em pouco tempo um lado dos pneus estará mais gasto que o outro.

O indicador de desgaste da rodagem  deve ser visto sempre. Esse indicador mostra o momento certo para fazer a troca dos pneus, assim evita que ele fique careca e assim ter menor risco de acidentes. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.

O rodízio equilibra o desgaste dos pneus, mas não consegue sozinho corrigir as irregularidades que os pneus adquirem por falta de alinhamento ou calibragem incorreta, por exemplo. Portanto, o rodízio é para prevenir e não corrigir.

Itaro rodizio blog 42

O técnico da Michelin, Flávio Santana, fala um pouco sobre como se prevenir caso necessite fazer rodízio de seus pneus:

“Se os pneus estão se desgastando mais de um lado da banda de rodagem que de outro lado, o rodízio não resolverá o problema.
É necessário um exame minucioso da suspensão para detectar qual é o verdadeiro problema e evitar o desgaste irregular dos pneus.
Na freada, grande parte do peso do veículo é transferido para o eixo dianteiro, deixando os pneus traseiros sem peso e, consequentemente, sem estabilidade
Caso a traseira perca toda a aderência na frenagem, a tendência é do veículo sair da trajetória e girar, sem controle.
Entretanto, se os pneus traseiros estejam em piores condições que os pneus dianteiros, o carro sairá de traseira, pode rodar no meio da curva e o risco de acidente é muito grande.”

Quando eu preciso fazer o rodízio de pneus?

Para saber o intervalo de tempo entre um rodízio e outro é importante verificar o manual do proprietário. No entanto, alguns fabricantes indicam épocas de acordo com a quilometragem. Por exemplo:

  • A Michelin indica o rodízio a cada 7 mil km rodados;
  • A Continental indica o rodízio a cada 10 mil km rodados;
  • A Bridgestone indica o rodízio a cada 8 mil km rodados para pneus radiais e a cada 5 mil km para diagonais.

Lembrando que esses períodos apenas são válidos caso a suspensão e direção do carro estejam em perfeito estado.

Portanto, é de extrema importância checar o manual do usuário para ver os detalhes sobre qual método de rodízio o fabricante do veículo recomenda. No entanto, caso não haja nenhuma especificação, recomenda-se que para fazer o rodízio:

  • A direção esteja perfeitamente alinhada
  • O proprietário tenha utilizado sempre a calibragem correta
  • Os pneus estejam sem deformação e dentro da vida útil
  • O prazo de rodízio seja respeitado

Itaro rodizio blog 5

Contato

Av. Benjamin Constant, 2232 - Bairro Florestal – Lajeado - RS

+55 (51) 3748-9000

vendas@florestalpneus.com.br